GUIA COMPLETO:

APRENDA A ORGANIZAR UM CASAMENTO 

NA PRAIA, APÓS A PANDEMIA.









Mais que uma cerimônia, o casamento é a realização de um sonho.

Para muitas noivas, o cenário perfeito para esse dia inesquecível é uma praia paradisíaca, o que exige alguns cuidados especiais. 


Justamente para ajudá-la nessa tarefa, nós criamos este guia completíssimo.

Nele, você vai encontrar algumas orientações sobre a escolha do local, a melhor época para o evento, os itens necessários para a decoração, o dress code apropriado etc. Além disso, você vai descobrir dicas simples, mas que são essenciais e não podem ser ignoradas para que você tenha o momento perfeito no cenário mais encantador possível.


Preparada para começar? Então boa leitura e muito sucesso no planejamento de seu casamento à beira-mar!

como organizar um casamento na praia

COMECE COM O PLANEJAMENTO

Decoração, música, vestido, convites... Os planos para o

grande dia são cheios de detalhes que costumam mexer com a imaginação de uma noiva. O fato é que sempre queremos que a celebração seja perfeita e inesquecível.


Para que tudo aconteça de acordo com as nossas expectativas, é fundamental pensar em cada aspecto que desejamos ver na cerimônia e na festa. Mais que isso, é essencial planejar! É a organização que faz com que o sonho se concretize.


começando com o planejamento do  casamento na praia

DEFINIR ORÇAMENTO

como definir o orçamento do casamento na praia

Fazer um planejamento financeiro é o primeiro passo para ter a festa dos sonhos, mas sem acabar com o pesadelo das dívidas nos meses seguintes. Por isso, é importante definir um orçamento e realmente ficar dentro dele.


Saber quanto o casal pode gastar é a primeira decisão que precisa ser tomada. Isso é importante porque uma definição a esse respeito evita que os noivos percam tempo avaliando serviços que, na verdade, serão inviáveis e ainda podem gerar grandes frustrações.


Coloquem no papel o valor com o qual podem contar. Considerem alguma poupança que tenham feito, o dinheiro que podem reservar do próprio salário a cada mês até a data do casamento e até mesmo algum tipo de suporte oferecido por familiares.


Depois de estabelecer o orçamento, encarem-no como um verdadeiro compromisso, reservando a cada mês o valor estipulado e guardando-o em uma conta corrente específica para essa finalidade. E não se esqueçam de manter uma reserva para eventuais imprevistos.

QUAL A ÉPOCA IDEAL PARA CASAR NA PRAIA?

Uma cerimônia na praia pode ser a oportunidade para se casar em um cenário paradisíaco, mas para que isso aconteça é importante escolher a melhor época para o evento.


Por se tratar de um casamento ao ar livre, evitem períodos de chuva, frio, vento excessivo ou muito calor, fatores que podem comprometer a realização da cerimônia ou trazer desconforto aos convidados.


O ideal é realizar o matrimônio entre setembro e novembro. Já na Bahia a época se estede de setembro até março que é o período que menos chove. Durante a primavera, a temperatura é amena e a possibilidade de chuvas é bem menor, especialmente no período da tarde. No verão as chances de chuva são quase zero, na Bahia.


O calor da primavera é mais é agradável, diferentemente do sol excessivo do verão, e a possibilidade de ter os incômodos do vento também são bem menores que no inverno. Na Bahia procure lugares com sombras de coqueiros que deixará a cerimônia confortável também.

FOTOGRAFIA, E FILMAGEM

* Nossos casamentos costumam ser com número de convidados reduzido e bem íntimista, em torno de 10 a 50 convidados. 


Sempre os amigos e familiares mais próximos do casal estão neste tipo de casamento que é um elopment ou destination wedding.

Em um casamento ao ar livre, especialmente na praia, é preciso ter um cuidado especial com a fotografia e filmagem.

Devido às condições de luz, é importante que a equipe contratada tenha todo o equipamento necessário para garantir a clareza das imagens no caso de momentos mais escuros como o uso de flashes, difusores e rebatedores para garantir o preenchimento e redução de sombras, especialmente em fotos contra a luz.


Esse é um dos motivos para contar com nossa equipe especializada. Uma equepe que realmente saibe como conseguir os melhores efeitos nesse cenário, é fundamental. Um profissional especializado na organização desse tipo de evento tem conhecimento suficiente para indicar os prestadores de serviço mais qualificados para essa tarefa.

CUIDADOS EXTRAS

Vale lembrar que, mesmo que tenham tomado os devidos cuidados ao marcar a data, fazer os preparativos para um plano B é realmente uma questão de prudência. Uma tenda que proteja do calor excessivo e das chuvas ou um local coberto é uma opção bem interessante para os dias imprevisíveis em que o clima não colabora.


Também é importante evitar os meses de alta temporada e feriados, pois as tarifas para esses períodos são mais altas, as estradas estarão cheias e o esgotamento de vagas pode impedir as reservas dos convidados.

LOCAL DA CERIMÔNIA

local da cerimônia do casamento na praia

As praias são locais públicos, e por isso existe a possibilidade de o casal ter muito mais audiência do que havia planejado, além de ruídos e interrupções não programadas. Para evitar esse problema, a melhor opção é escolher uma praia menos badalada, que não tenha tanto movimento.


Alguns casais escolhem realizar a cerimônia em um local reservado e a festa na areia. Também existe a possibilidade de fazer o contrário. Uma opção bem interessante pode ser optar por um hotel, restaurante ou mesmo uma pousada charmosa com fácil acesso à praia.


Dessa forma, os noivos podem manter uma certa reserva, tendo um local apenas para seus convidados, e garantir a realização da cerimônia junto às belezas do cenário escolhido.

BUROCRACIA E PERMISSÕES

burocracias e permissões de casamento na praia

Como já mencionamos, a praia é um local público. Por isso, além da permissão para utilizar o espaço, não é possível evitar os olhares curiosos dos frequentadores.


Além disso, a realização precisa ser autorizada pela prefeitura. É importante pedir o alvará que permite a utilização do espaço pelo menos um mês antes do casamento.

HOSPEDAGEM DOS CONVIDADOS

hospedagem dos convidados do casamento na praia

Muitas pessoas que se casam na praia não moram na cidade onde a festa irá acontecer. Por isso, a hospedagem dos convidados precisa de um cuidado especial.


É importante que os próprios noivos providenciem a acomodação de algumas pessoas específicas, como pais e avós. Quanto aos outros convidados, vale a pena negociar descontos com hotéis e pousadas e disponibilizar essas informações.


Outro ponto importante é também pesquisar serviços que os convidados poderão precisar, como salões de beleza, pontos de táxi e lojas de aluguel de roupa, entre outros. Todas essas opções podem ser disponibilizadas por meio do site ou blog do casamento, feito por muitos casais atualmente.

DECORAÇÃO

ELEMENTOS ESSENCIAIS

Uma cerimônia à beira-mar precisa de poucos elementos. Vocês vão precisar do altar, um corredor para os noivos e padrinhos passarem e as cadeiras para os convidados.


Também pode ser interessante delimitar o espaço reservado para a celebração. O altar não precisa ser elevado, já que os convidados estarão sentados e não haverá obstáculos para impedir a visão dos noivos. Simples, não é mesmo?

E é justamente essa simplicidade que permite ao casal caprichar nos detalhes, para fazer uma decoração que reflita sua personalidade e torne o evento ainda mais especial. Então, que tal conhecer algumas dicas para arrasar na decoração?


ILUMINAÇÃO

Uma das grandes apostas para um casamento à beira-mar é a utilização da luz natural. Ela é a estrela durante o dia e, mesmo que você planeje realizar a festa à noite, é realmente muito interessante programar a cerimônia para o horário do pôr do sol.


As cores do céu nesse horário são magníficas, e além de renderem um momento praticamente mágico, as fotos ficarão fantásticas, garantindo uma recordação inesquecível.


Se a festa se estender durante a noite, uma boa alternativa é uma iluminação mais rústica. Tochas de materiais naturais, velas formando desenhos — esses elementos agregam muito estilo e charme à decoração, além de criarem um clima mais intimista.

O ALTAR

Escolher peças e estruturas simples para montagem facilita a retirada após o casamento. Por isso, alguns casais preferem trocar o altar propriamente dito por um arco de flores, por exemplo. Outra opção é delimitar o espaço com estruturas cobertas com tecidos fluidos, que combinam com a leveza do local.


CADEIRAS

Embora as cadeiras sejam opcionais, os noivos precisam verificar qual é a quantidade de convidados e as características da cerimônia.


Quando o evento for para pouquíssimos convidados e a duração for realmente curta, o uso de cadeiras é dispensável. Os amigos podem simplesmente ficar em pé, próximos aos noivos e oficiantes, criando um clima de intimidade.

Por outro lado, se você quer uma cerimônia mais elaborada e um pouco mais longa, ou terá muitos convidados, o ideal é realmente providenciar cadeiras para as pessoas se sentarem. Dessa forma, todos poderão visualizar o que acontece e estarão confortavelmente acomodados.


Nesse caso, cobrir as cadeiras com tecido e adicionar arranjos dá um toque especial à decoração.



FLORES E TOQUE ESPECIAL 

FLORES

Não há casamento que não combine com flores, e isso também é verdade quando ele é realizado na praia. Elas podem estar no arco ou estrutura do altar, espalhadas pelo caminho dos noivos, amarradas às cadeiras ou delimitando o espaço e o corredor de passagem.


Lembrem-se de que, quando a celebração ocorre na praia, o principal elemento decorativo é a própria paisagem. Por isso, mesmo que os detalhes mereçam todo o seu capricho, quanto mais clean for o visual, melhor será o efeito.


TOQUE PESSOAL

Sempre é importante levar em consideração o estilo dos noivos. Portanto, se vocês acham que a comemoração pode ter uma pitada de ousadia, apostem na distribuição de mesas baixas, pufes e esteiras.


Eles vão garantir um ambiente mais descontraído e irreverente durante a festa e, quando aliados a pufes e almofadas de chão, podem ser opções que trarão mais conforto aos seus convidados.

CUIDADOS ESPECIAIS

CUIDADOS ESPECIAIS

É sempre importante lembrar que é necessário fixar objetos e acessórios em ambientes abertos. Isso vai evitar que o vento carregue toalhas ou outros tecidos durante a cerimônia, criando situações indesejadas.

CELEBRAÇÃO  

Assim como a decoração, outros aspectos do evento à beira-mar também carregam um tom de descontração e liberdade.

ROUPAS IDEAIS

Este tipo de celebração pede roupas menos formais, tanto dos convidados, quanto dos padrinhos e até mesmo dos noivos.


Tons claros, tecidos leves e fluidos são bem-vindos. Geralmente, os looks muito carregados em brilho não são os mais apropriados para esse tipo de ocasião, pois destoam da naturalidade e rusticidade do local, mas lembre que cada pessoa tem seu próprio estilo.


Como em todos os casamentos, cores muito próximas ao tom da pele podem ficar muito parecidos com o vestido usado pela noiva. Por isso, eles devem ser evitados, especialmente pelas madrinhas.

Cores vibrantes, estampas coloridas e florais combinam perfeitamente com dias quentes, e são uma aposta certeira para essas ocasiões. 


O comprimento midi também é ótimo, pois traz elegância e descontração, além de evitar acidentes com o vento, mais comuns com vestidos curtos.

Madrinhas

Tanto os longos quanto os curtos são permitidos em um casamento na praia. Mas como as madrinhas fazem parte de um grupo especial e íntimo, vale a pena conversar com a noiva para saber suas preferências, não apenas em relação ao comprimento. 


É importante que as madrinhas sigam suas instruções quanto às cores mais apropriadas, se todas deverão utilizar uma única cor ou se a variedade será permitida, se no altar elas poderão utilizar tecidos estampados e outras definições mais apropriadas ao estilo escolhido.

Noivo e padrinhos

Apesar de o traje masculino para casamentos ser tradicionalmente

o terno, nesse tipo de celebração é mais apropriado utilizar cores claras e preferencialmente em tecidos de linho.


Bege ou cinza claro são ótimas opções. Porém, se os noivos determinarem, os padrinhos podem usar uma calça de linho bege com uma camisa branca, por exemplo, sem paletó. O mesmo vale para os convidados.


Mesmo sendo uma ocasião descontraída, bermudas, jeans e afins estão terminantemente proibidos!

Calçados

Esse pode não ser um tema polêmico para os homens, mas para as mulheres...


A cerimônia na areia pede a utilização de sandálias rasteiras, sapatilhas um pouco mais elaboradas e, em alguns casos, por que não o pé no chão?


Se a festa ocorrer em um salão, você

pode optar por uma sandália anabela. O que realmente não é apropriado é o uso de saltos finos. Com eles, a convidada, madrinha e até a noiva afundam na areia, o que é totalmente deselegante.

Sobre Silas Coelho

O fotógrafo Silas Coelho foi indicado ao lente de ouro, Óscar da fotografia internacional em 2019 (Goldem Lens), tem 47 especializações, sendo 18 internacionais. Possui fotografias premiadas e é membro dos 6 (seis) melhores e seletos times de fotógrafos do mundo, onde somente 3% conseguem entrar: ISPWP, Inspiration Photographers, Bride, Fineart Association, E.P.A e o Fearless Photographers.