Imagem capa - 08 aplicativos indispensáveis na organização do seu casamento por Silas Coelho
BLOG

08 aplicativos indispensáveis na organização do seu casamento


Foto: Reprodução / Arte: MdeMulher

Foto: Reprodução / Arte: MdeMulher

Logo depois de dizer "sim", os noivos podem se surpreender com a quantidade de planejamento necessário para que o grande dia seja exatamente como sonharam. No entanto, com uma ajudinha da tecnologia, fica muito mais fácil deixar tudo em ordem e sistematizar as informações que vão ser necessárias para que tudo corra bem.


Desenvolvidos com o intuito de ajudar os noivinhos a riscar de sua lista o item "preocupação", os aplicativos vão de simples  ideias e inspirações à organização de custos e fornecedores, com checklists e cronogramas.


1. Casamento.com.br
Baixar este aplicativo é o primeiro passo na organização de um casamento dos sonhos. Gratuito, o app possui agenda de tarefas, gestor de convidados e contatos de fornecedores em todas as partes do Brasil. Em sua versão web, é possível inclusive organizar as mesas em que os convidados estarão sentados e guardar inspirações encontradas em outros aplicativos.

2. Pinterest
Muito conhecido das noivinhas, o Pinterest continua sendo uma das melhores fontes de inspiração para quem deseja visualizar melhor as próprias ideias. Com sugestões que vão de vestidos de noiva a decoração e checklists, este é um daqueles aplicativos que não podem faltar no celular dos noivos.

3. Casando - Vestido de Noiva
Com planilhas, contagem regressiva e lista de fornecedores, esse aplicativo traz ainda uma lista de 170 tarefas que devem ser cumpridas até o casamento. Ele também indica qual o tempo ideal para fazer cada uma das coisas citadas. Além disso, é possível sincronizar o aplicativo do seu aparelho com o do seu futuro cônjuge.

4. Lejour
O nome do app significa "O Dia", em francês, já que ele foi criado para compartilhar informações sobre o seu grande dia. Juntamente com amigos e familiares, os noivos podem postar fotos da festa e cerimônia, ler depoimentos dos convidados e ter acesso exclusivo a todas as informações de quem estava presente no casório. É como um Facebook apenas para a sua festa, com os melhores momentos do seu dia.

5. iCasei
Com uma ideia próxima ao LeJour, o iCasei também pemite que os noivos interajam com seus convidados. No entanto, a principal diferença é que este aplicativo foca no período que antecede o grande dia. Nele, é possível organizar a sua lista de presentes em dinheiro, agradecer por presentes recebidos, além de poder compartilhar fotos com amigos e familiares.


6. Postable
Este aplicativo é perfeito para ajudar no envio dos convites. Ao solicitar o endereço de cada convidado por e-mail, ele reúne as informações em apenas um lugar e acaba por facilitar o controle do envio dos convites. É possível também utilizá-lo para agradecer a presença dos convidados logo após a festa, seja em forma de bilhete físico ou virtual.

7. Spotify
Bastante utilizado para criar playlists, o Spotify pode ser indispensável na hora de selecionar quais músicas você gostaria de ouvir tocar durante o casamento. Infelizmente, só é possível criar novas listas e ouvir as canções na ordem desejada caso você seja assinante do aplicativo, mas existem playlists de casamento que já estão prontas e disponíveis na versão gratuita. Vale a pena dar uma conferida!


8. Casare
Criado sob medida para noivos que desejam compartilhar todos os detalhes do seu casamento, este app permite administrar seu próprio site de casamento, publicar fotos e história do casal, além dos pormenores do grande dia. Os convidados também podem comentar, confirmar presença, conferir o mapa até o local da festa e até comprar o presente de casamento.






Carla Ribeiro é jornalista e correspondente do blog Silas Coelho, em Paris. Em seu próprio site sobre intercâmbio, a professora de inglês de 26 anos conta mais sobre a sua rotina na França e os processos burocráticos para morar fora do Brasil.