Imagem capa - Qual o melhor horário para casar na praia? por Silas Coelho
COMO FAZERBLOGPERGUNTAS FREQUENTESCURIOSIDADESDICAS

Qual o melhor horário para casar na praia?

Qual o melhor horário para casar na praia?


Você não pode deixar de ler esse texto se o seu sonho for se casar nas praias da Bahia. Pois bem, esse era o meu também, uma vez que meu primeiro casamento (elopment destination em Morro de São Paulo) foi literalmente com os pés na areia. Foi incrível e a minha vontade é repetir milhões de vezes! E vou contar mais: se tem uma coisa que ainda gera dúvida nos noivos é sobre qual o melhor horário para o casamento na praia. Isso diz muito sobre o casal e sobre como os noivos querem a cerimônia. O meu foi às 16h e sem atraso. Éramos só nós dois e a equipe que nos deu todo suporte para nosso sonho de casar na praia com pé na areia se realizar. 



Uma das melhores sensações que existe é a de estar livre de protocolos e fazer tudo do seu jeito, sem contar com outras como sentir o vento no rosto, ouvir o som e sentir o cheiro do mar, sentir a textura da areia nos pés e ver um pôr do sol incrível é algo que você precisa sentir e ter sua própria experiência.


O que quero dizer? Tudo depende em primeiro lugar de como é o sonho de casamento de vocês. Se vocês desejam que o sol se ponha enquanto vocês trocam os votos e querem uma cerimônia intimista, mas com convidados e todo o ritual de entrada do casamento (entrada dos pais, padrinhos e pagens), devem enviar os convites para que tudo comece entre 16h e 16h30 (sem atrasos, pois a natureza não nos espera). Aí, o grande momento de vocês será com aquela luz incrível de final de tarde. 


Veja a tabela de quando o é o pôr do sol aqui na Bahia dentro dos períodos do ano, aproximadamente:

De dezembro a fevereiro o nascer do sol fica entre 05:11h e com pôr-do-sol entre 17:55h, chegando em alguns dias até 18:06h. 

De março a maio o nascer do sol já começa um pouco mais tarde ficando entre 05:37h e com pôr-do-sol mais cedo 17:19h, chegando 17:13h no final do mês de maio. 

De junho a agosto o nascer do sol começa um pouco mais tarde que o último trimestre ficando entre 05:50h e com pôr-do-sol mais cedo 17:18h, chegando a 5:54h e 17:28h no final do mês de agosto. 

De setembro a novembro o nascer do sol começa um pouco mais cedo que o último trimestre ficando entre 05:39h e com pôr-do-sol mais tarde 17:29h, chegando a 04:58h e 17:46h no final do mês de agosto. 

Nesse site aqui em baixo você vai consegui ver exatamente o horário do dia do seu casamento, sendo ele no por do sol ou no nascer do sol. Você consegui inclusive ver outras datas e se planejar! https://www.sunrise-and-sunset.com/pt/sun/brasil/salvador/2021/janeiro


Já se o sonho é um casamento de manhã, independente de como esteja a posição do sol, a minha sugestão é de que vocês casem cedinho, antes das 9h. Porém, se for da vontade do casal uma pequena cerimônia com convidados e até um brinde no almoço, que tal organizar um local com bastante sombra e vento? Assim, evita-se aquele suor e também deixar amigos e familiares desconfortáveis com a temperatura ambiente. Além disso, uma preocupação importante é quanto ao uso de protetor solar e a gente já sabe que os horários entre 10h e 15h são os de maior incidência dos raios ultravioletas. Uma coisa é certa: as imagens eu garanto! É só me chamar!



Há também outra opção (sempre há várias opções, né?!): se o desejo de vocês for um casamento tipo lual, mas a entrada dos noivos ainda sob a luz do dia, talvez até com aquele dourado incrível de final de tarde, marquem o início da cerimônia para 17h. Assim tudo começará por volta das 17h20 e finalizará com a lua e a brisa do mar fresquinha brindando o novo ciclo de vocês.



Importante se atentar para a época do ano. Embora no Brasil a gente não tenha as estações tão bem definidas, já dá pra perceber que, por exemplo, pelo menos, a partir de novembro até o final do verão, o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde. Posso citar Salvador! No verão, anoitece por volta das 17h50, já no outono/ inverno 17h30 já está tudo escuro e o "Boa noite" já é bem-vindo. Então, sabendo qual a data, a estação e se precavendo frente à previsão metereológica, é só escolher a praia e a hora e dizer SIM!


"Mas Silas, a gente quer o casamento perfeito com os registros perfeitos. Qual a melhor hora para que tudo se encaixe?" Se for da nossa vontade (fotógrafos e cinegrafistas), por conta da luz natural, o ideal seria os casamentos matutinos às 5h (e aí, topa? Rs...) e os vespertinos a partir das 16h para vocês serem contemplados com a "golden hour", a famosa luz do pôr do sol. Esse último horário, eu acho mais flexível. E vocês? Hehe...


E não se esqueça, vou reforçar: clica aqui que eu posso te ajudar a tornar o seu casamento ainda mais especial!