Imagem capa - Glossário para um casamento prático por Silas Coelho
BLOGCURIOSIDADESDICAS

Glossário para um casamento prático

Glossário para um casamento prático


Vocês estão noivos e perdidos com tantos termos, sugestões de amigos e pesquisas feitas na web? Silas, meu amigo, é cada nome... Eu vou ajudar vocês nessa que é uma das mais gostosas missões vividas a dois. Um glossário objetivo do que vocês de fato vão precisar para um casamento inesquecível. Vamos?!


A

Álbum 
- O compilado impresso dos melhores momentos desse dia. Encadernado, com capa e caixa de madeira, acrílica ou de tecido. É um registro eterno!


Álbum feitos na Classic Photo&art e na Indimagem

A

Assessor(a) de casamento - É considerado o anjo da guarda do casamento. Pode parecer besteira ("Eu consigo fazer sozinha"), mas acredite: é ele(a) quem vai planejar junto com vocês e cuidar de todos os detalhes do evento, desde o levantamento de preços, passando pela contratação e fiscalização dos serviços até o pós-casamento.


Veja nossas parceiras:

- Celebrar na Bahia

- Jamile Bispo Events

- Quero Casa Assessoria

- Tatiane Silveira Assessoria

- Indira Marrul Assessoria


B

Boho chique 
- Estilo de casamento pequeno (mini-wedding) e informal, que une elementos dos movimentos hippie, rocker moderno e étnico para compor a decoração e demais elementos do evento, criando um clima moderno, intimista e romântico.



Foto do meu segundo casamento no Hotel Mercure em Salvador. (Foto Nei bernardes)


B

Bem-casado 
- É aquele bolinho delicioso que serve também como a lembrancinha do casamento. Geralmente, vem com uma TAG com os nomes dos noivos e a data do casamento.



Foto do casamento de Erica e Fred no Sítio Passárgada

C

Celebrante
- Pessoa responsável por oficializar o casamento através de uma cerimônia formal ou não. Pode ser um líder religioso, um ministro de celebração ou alguém convidado pelo casal para realizar a união. O importante é que vocês se sintam bem e absolutamente seguros de que aquela pessoa está alinhada com os pensamentos e sentimentos de vocês.



Fabrício Simões Yod


C

Cerimonialista 
- É o profissional que, no dia do evento, organiza e coordena a cerimônia e festa, definindo um roteiro prévio com vocês e atua junto aos fornecedores e profissionais contratados para que tudo ocorra conforme o planejado.



Foto do casamento no Hotel Grand Palladium Resort & Spa, em Imbassaí

Check list 
- Lista com todas as providências a serem tomadas, separadas por categoria para agilizar todo o processo. Os noivos (ou o assessoria) vão marcando os itens na lista à medida que vão resolvendo ou contratando.



D

Destination Wedding 

– É o casamento longe de casa, ou simplesmente quando os noivos reúnem familiares e amigos em outra cidade (ou até país) para celebrar a sua união.


Foto do meu primeiro casamento em Morro de São Paulo. ( Foto David Guirra)

D

Dia de noiva

- Conjunto de serviços que a noiva contrata para o dia ou semana do casamento. Geralmente inclui relaxamento, penteado, manicure, maquiagem, depilação...



Foto no casamento de Drica e André no Villa Galé Mares em Guarajuba

D

DIY

– Expressão inglesa “Do It Yourself”, que signica “faz tu mesmo”. Usado para definir detalhes feitos por vocês. Lembrancinhas, convites, save the date...




D

Dress Code 

–  São "regras" de vestimenta que os noivos podem sugerir aos convidados a depender do estilo do casamento: mais ou menos formal, de dia ou de noite, temático…


F

First look 

- Para alguns casais ver a noiva antes do casamento é sinônimo de mais amor e fotos INCRÍVEIS! Assim, o noivo vai acompanhado do fotógrafo até o local onde a noiva está se arrumando e são registrados "flagrantes" emocionantes com todas as sensações deste encontro que ocorre antes da cerimônia.


Fornecedores 

- Profissionais especializados que oferecem seus serviços e/ou produtos, garantindo a qualidade e perfeição desse dia.


Foto e filmagem 

- Disso a gente entende e muito bem! São profissionais especializados em eternizar todos os momentos desse dia. Making of, cerimônia e festa. Depois desses registros é que vocês vão escolher as fotos para o álbum, por exemplo.


Foto da minha viagem para Paris

H

Home page 

- Página na internet com algumas fotos, vídeos e informações do casal e do casamento. Ali vai ter a data, horário e local, padrinhos, pagens, espaço para mensagens e quaisquer outras informações que vocês julguem importantes.





Hotel 

- Sim, hotel mesmo. Eu sei que vocês sabem o que é, talvez não saibam que é incrível casar em um deles e que muitos podem ficar exclusivamente pra vocês e convidados durante o dia do casamento. A vantagem de casar em um hotel é poder utilizar todos os serviços do local, como salão de eventos, buffet e até os quartos, reservados para o casal e convidados. Vale para os resorts também.



Foto dentro do BBlue Beach Houses

I

Itens adicionais - São elementos mais personalizado escolhidos, geralmente, pela noiva que servem para incrementar a cerimônia ou recepção como artigos religiosos ou peças culturais típicas.


K

Kit emergência para noivos e convidados 

- Kit básico com medicamentos, material de costura, maquiagem, absorvente. Serve como precaução para o caso de algum inconveniente acontecer.


M

Making of 

- São as fotos feitas enquanto os noivos se arrumam. E claro que os pais e padrinhos participam desse momento. São registros lindos, emocionantes e divertidos. Vale para filmagem também.


Casamento  DRICA + ANDRÉ no Vila Galé Mares em Guarajuba

Mini Wedding 

– Casamento intimista que conta apenas com os familiares e amigos mais próximos. Geralmente acontece na praia e eu amo.


P

Pré-Wedding
– O ensaio pré-casamento é uma sessão fotográfica onde os noivos garantem um momento a sós, num local especial para eles e um fotógrafo (que pode ser eu!) registra os melhores e mais lindos olhares.




S

Save The Date 

– Um lembrete que os noivos enviam para os convidados reservarem aquela data.


Foto do ensaio fotográfico em Morro de São Paulo do casal de Goiás, Kássia e Thalys


W

Wedding planner 

Tudo que vocês querem que aconteça nesse dia deve estar aqui nesse planejamento. Sugestão de local, dia, fornecedor… Tudo. E, assim que encontrado o assessor para o casamento, vocês dividem esse planner com ele.




Ficou com alguma dúvida? 


Comente aqui ou me manda uma mensagem que eu ajudo!